Espera Feliz, a cidade das montanhas do leste
Espera Feliz é um dos nove municípios que compõem os povoados ao entorno da Serra do Caparaó. Localizada ao sopé das cordilheiras, a pequena cidade do interior de Minas Gerais possui em seu tronco de origem uma rica história que se reflete até hoje em sua cultura e hábitos locais.
Durante o século XVIII a serra, ainda inexplorada, foi descoberta pelos contrabandistas de pedras preciosas que rumavam para o litoral capixaba. Na época, a região era chamada pela Coroa de “Zona Proibida”. Só mais tarde, nas primeiras décadas do século seguinte, é que se deu início ao povoamento, com a chegada dos caboclos e estrangeiros colonizando os vales e encostas dos píncaros.
Assim surgiu sua tradição rural. Os primeiros habitantes eram fazendeiros que exploravam as terras com a criação de gado e o cultivo de café. Já o ano de 1910 foi marcado pela construção da estrada ferroviária “The Leopoldina Railway Company”, que fundou uma vila ao redor da estação de trem e lugar onde se iniciou à cidade.
Com importante participação na história nacional, Espera Feliz foi palco da primeira resistência armada contra a ditadura militar no Brasil, através do evento conhecido como “Guerrilha do Caparaó”, em 1966 e 67. Militares desertados e liderados pelo então idealista comunista Leonel Brizola, embrenharam-se nas matas e montanhas da Serra do Caparaó a fim de reproduzir aqui a mesma estratégia que desencadeou a revolução cubana na Sierra Maestra. Mas a operação não chegou a se cumprir e os guerrilheiros foram presos pelo exército poucos meses depois.
O município também é dono de algumas das mais belas riquezas naturais do estado. A zona rural é repleta de cenários bucólicos, com paisagens de imensos vales recortados por riachos, pastagens, currais e estradinhas de terra. Entre os grotões, há complexos de cachoeiras com águas límpidas e naturais, que nascem ao pé dos picos e descem esculpindo nas rochas formas e pilões milenares. Um verdadeiro convite ao turismo rural, ecológico e de aventura pelas chapadas, flancos e trilhas rodeadas por mata atlântica e visuais inesquecíveis.
*
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir