Na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, o Parque Nacional do Caparaó possui uma área de 318 km², dos quais 10% de seu território total é pertencente ao município de Espera Feliz. Entre as montanhas imponentes da serra, estão o Pico do Calçado (pertencente ao Espírito Santo), o Pico do Cristal (pertencente à área que abrange o município) e o Pico da Bandeira, terceiro maior monte brasileiro com 2.892 m. de altitude (seu topo faz a fronteira entre os dois estados).
Boa parte do fluxo turístico pelo acesso de Minas passa por Espera Feliz, com distância de aproximadamente 30 quilômetros da cidade até a portaria da Forquilha do Rio, via estrada-parque. Ao território do município, o Parque oferece trilhas para caminhada que levam às cachoeiras do Aurélio, da Farofa e dos Sete Pilões (todas a mais de 1.900 m de altitude), e à áreas para camping como a Macieira e a Casa Queimada. Suas principais atrações são as escaladas de fácil acesso aos picos, por cerca de 4,5 km de trilhas, e o espetáculo do sol nascendo ou se pondo que pode ser contemplado lá de cima, um momento mágico para turistas, montanhistas e amantes da natureza.
A segunda portaria, localizada no município de Alto Caparaó, a 50 km de Espera Feliz, dá acesso a outros pontos de visitação como o Vale Verde, Cachoeira Bonita, mirante da Tronqueira, Vale Encantado, Casa de Pedra, Terreirão e o Pico da Bandeira, através de trilhas com aproximadamente 9 km até o topo.
Todo o Parque é uma espécie de túnel do tempo, pois possibilita aos visitantes a sensação de estarem caminhando e desbravando lugares primitivos e intocados pelo homem, com rochas e cumes íngremes esculpidos pela natureza e que mudaram muito pouco desde o primórdio dos tempos.
O Parque Nacional do Caparaó é reconhecidamente hoje uma das grandes riquezas que o Brasil possui.
Vista do alto do Pico da Bandeira, na Serra do Caparaó